Gestão de Processos
A utilização de técnicas do Business Process Managment (BPM) para mapeamento, desenho e análise dos fluxos existentes nas organizações é uma atuação específica da TATO Consultoria. Os “processos / atividades” existentes são identificados e tratados de maneira sistêmica, com os demais setores e ferramentas disponíveis na organização, definindo os dados e indicadores dos pontos de controle que serão monitorados para análise sobre o seu desempenho, atuando continuamente com os ciclos PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Principais ferramentas
A partir das reuniões com o corpo diretivo das empresas e do mapeamento dos macro processos, são realizadas dinâmicas para a priorização de trabalho, ou seja, determinar “o caminho” que será percorrido para o mapeamento desses processos.
Visando maior precisão na análise, são utilizadas no mínimo 2 matrizes (MATRIZ FC-P – Fatores Chave – Processo ; e Matriz B-Q – Business Quality). A composição desse resultado originará o ranking que será seguido no desenvolvimento das atividades.
Essa técnica (Gerenciamento de Processos do Negócio) é utilizada para instituir uma modelagem dos fluxos existentes, identificar seus gargalos e as potenciais melhorias. Após reestruturado, é imprescindível a determinação dos pontos de controle para o monitoramento continuo do desempenho.
Essa técnica simples de Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act) – PDCA – é extremamente eficiente e se enquadra na conceitualização da melhoria contínua, pois em cada ciclo PDCA inúmeros são os aprendizados e respostas para o processo, sempre centrado nos resultados estabelecidos como meta.
Essa é uma outra técnica (DMAIC) derivada das teorias do Lean Six Sigma e é utilizada para a melhoria de processos. Primeiramente se Define (D) o objetivo / escopo do projeto, se Mede (M) a performance do processo através da coleta de dados, se Analisa (A) as informações a partir dos dados, se implementam Melhorias (I) baseadas nas análises e nos prováveis ciclos PDCA desenvolvidos e por fim, se Controla (C) as implementações realizadas com seus respectivos indicadores.