Método Analítico de Monitoramento de Custos (MAMC)Uma método simples e eficiente de se identificar os valores custos reais

macbook.png
"Apurar o custo não pode ser mais caro que o próprio custo" Prof. Dr. César Augusto Tibúrcio Silva - Universidade de Brasília

Inúmeras são os métodos existentes para a apuração e gestão de custos – por atividade, ABC, por absorção, entre outros – entretanto o objetivo desse método é identificar de maneira simples e objetiva os valores desembolsados das principais unidades operacionais e administrativas do cliente, englobando os custos diretos e indiretos. Na administração privada essa é uma prática mais comum, dado o foco na elevação de produtividade e lucro, entretanto na administração pública, seu controle se faz necessário igualmente dada a necessidade de aplicação do erário de maneira eficiente e equilibrada (necessidades x recursos).

conceito

Zelar, estabelecer e adotar as melhores práticas que objetivam o equilíbrio econômico-financeiro dos entes públicos e privados, sendo uma obrigação daqueles que gerem o erário e uma constante busca daqueles que almejam a lucratividade. Assim, conhecer efetivamente os números que envolvam as despesas de qualquer ente da administração pública ou privada, é sem dúvida, o primeiro passo em direção do seu gerenciamento efetivo, uma vez que diante desses números é possível estabelecer ações que reduzam gastos desnecessários, assim como compatilizar com as receitas necessárias para as boas práticas de gestão desses entes.

método

  • Mapeamento inicial das unidades operacionais e administrativas

    Após uma reunião estratégica com o corpo diretivo da empresa, são definidos todos os centros de custos (com base nas unidades operacionais e administrativas) objeto de detalhamento e monitoramento.

  • Análise detalhada do fluxo de dados

    Considerando a necessidade de alocação dos custos de acordo com as unidades (operacionais e administrativas) e os tipos de custos, serão estabelecidos os fluxos de dados para compor a estrutura de custos diretos e indiretos.

  • Monitoramento dos indicadores da matriz:

    Com base em todos os valores apurados, serão definidos os indicadores necessários para acompanhar periodicamente a estrutura de custos estabelecida, de tal forma que o gestor possa acompanhar, não apenas os valores apurados para cada unidade (operacional ou administrativa) como também o tipo de cada custo.

    
    

resultados

A partir do monitoramento contínuo, os resultados de análises comprativas podem ser realizadas, considerando dados primários isoladamente da própria empresa como também realizando o benchmarking com outras do mesmo segmento. Alguns resultados apurados:

  • Redução com custos de energia elétrica – ⇓ 43%
  • Incremento de preços públicos a partir dos seus custos efetivos – ⇑ 80%
  • Gastos com pessoal em unidades operacionais a partir da automação – ⇓ 95%
  • Elevação de tarifas de água e esgoto a partir do seu custo efetivo – ⇑ 35%
Contacte-nos agora!

Agende uma visita para tratar sobre as soluções que contribuirão para a gestão do seu negócio!

O foco de atuação da empresa é instrumentalizar resultados depois de entender como os obter, a partir da análise detalhada dos dados e informações de nossos clientes!

placeholder
Thiago Ademir
Diretor, TATO Consultoria

Vamos tomar um café??

Clique para nos contatar e agendar uma visita técnica >>>